Ulster Museum, Belfast
Não é exagero algum afirmar que o Ulster Museum estava praticamente na esquina da minha casa em Belfast. Estava mesmo a 7-8 minutos de caminhada!
Por isso, foi a primeira atração escolhida nesta viagem de 2017. Uma de suas entradas está na Stranmills Road, mas você pode acessá-lo também pelo Botanic Gardens, um dos lugares mais agradáveis que já conheci, e que vai ser, é lógico, a razão de um post em breve.
À chegada, espera pelo visitante a bela Window on Our World, e depois de apreciar esse espaço, você poderá, utilizando-se de escadas ou de elevador, visitar os outros andares e outras seções do museu.
Como vai ser a visita?
Subindo, você encontrará as áreas História, Natureza e Arte. Além das diversas galerias com vários itens distribuídos conforme essas três categorias – História, Natureza, Arte – há algumas instalações e estruturas que também compõem o acervo.
Você pode visitá-lo subindo andar a andar, descendo do mais alto ao mais baixo, ou como o seu tempo permitir, pois os andares e galerias do Ulster Museum guardam independência. Isso é muito bom, pois se for o caso, você pode literalmente recomeçar de onde parou em sua última visita!
Particularmente, achei as áreas História e Arte muito interessantes, e dentro de Arte há um acervo muito bacana em peças que mixam arte e design, e aplicam esta mistura a utilitários. O resultado é uma série de peças muito curiosas e atraentes.
Há também uma lojinha charmosa de presentes, na entrada, do lado oposto ao Café. Tem umas coisas muito bonitinhas e pode resolver aquela lembrancinha que você já ia esquecendo de comprar.
Como a entrada é franca, acho que é um bom programa para você cumprir todo de uma vez, ou ir visitando em partes conforme a sua disponibilidade de tempo, até porque é interessante voltar de vez em quando para conferir as exposições temporárias do Ulster Museum.
Você poderá fotografar dentro do Ulster Museum sem utilizar flash, e são poucas as áreas em que realmente não é permitido fotografar. Para as crianças, existem salas com atividades interativas (de desenho, pintura, música, trabalho com texturas, construção com blocos, etc.) e é muito comum o museu receber a visita de turmas de escola.
Inclusive no dia em que visitei o museu, cheguei à hora em que uma escola estava terminando sua visita e, cerca de 40 minutos após, outra escola e outras criancas estavam chegando.
Clicando aqui você poderá conhecer, por alto, o conteúdo das galerias, antes mesmo de chegar a Belfast!
Ulster Museum não é um museu enorme, e para vê-lo completinho, você precisará de 2,5 a 3 horas, e depois de conhecê-lo inteiramente, tenho a certeza de que um café ou um chá cairão muito bem, e no Café do Ulster Museum você encontrará não só essas bebidas quentes, mas também águas e refrigerantes, snacks doces, snacks salgados e sanduíches.
Vale a pena a paradinha por lá, para recuperar as pernocas e planejar o resto de seu dia! E de quebra, aproveitar o wi-fi do café, que funciona muito bem e é gratuito.
Ulster Museum
Botanic Gardens, Belfast BT9 5AB
Tel: 0845 608 0000 – Entrada gratuita
A pé: partindo do Centro de Belfast, pode-se caminhar até Ulster Museum considerando-se as orientações para chegar ao Jardim Botânico (Botanic Garden) ou Queen’s University, pois são lugares muito, muito pŕoximos.
Estacionamento: existe, mas tem poucas vagas disponíveis.
De trem: Botanic Station está a dez-doze minutos de caminhada do Ulster Museum; é uma estação que faz parte do serviço Bangor-Portadown de trem.
De ônibus: Metro 8b, 8d e 9b Malone Road partem do centro de Belfast, exatamente das ruas à volta da Prefeitura de Belfast (ou Belfast City Hall, Donegal Square) a intervalos curtos de segunda a sexta-feira, e em intervalos um pouco maiores aos sábados e domingos.
Ulster Museum funciona de terça-feira a domingo, entre 10 e 17 horas. E vale muito a visita!
Saiba que quando você adquire seus produtos e serviços de viagem através de nossas afiliações, uma pequenina comissão é destinada ao desenvolvimento e manutenção deste espaço e da agência de viagens. Muito obrigada por isso!
Produtos e serviços adquiridos através destas afiliações tem suporte ofertado por cada uma das empresas afiliadoras, não havendo interferência ou ação de Viajando com Lena Reis ou Design de Viagem by Lena Reis.
AGÊNCIA DE VIAGEM: Quer conversar com um profissional sobre seus planos de viagem? Gostaria de contar com a assessoria e consultoria de um profissional para construir seus melhores planos para aquela viagem maravilhosa, com atendimento remoto ou presencial? Quer roteiros personalizados pela Irlanda e Irlanda do Norte que cabem no seu sonho e no seu orçamento? Então você precisa de uma agência e de um consultor de viagens! Através de Celular/WhatsApp 21 97485-4206 e do e-mail contato@designdeviagem.com, você agenda o seu momento exclusivo e personalizado de atendimento. Vamos conversar sobre a sua viagem?
Quando estive em Belfast há uns anos eu acabei indo de bate-volta de Dublin. Com isso eu não consegui visitar esse museu. Quero voltar com mais calma em Belfast e conhecer mais coisas. Mas de qualquer forma e minha ida lá já valeu a pena.
Oi, Johnnie! Boa tarde, como vai você?
Pela minha experiência, para turistar na cidade de Belfast merece 3 dias inteiros, sem necessariamente acordar super cedo. E caso você queira conhecer algumas localidades à volta, fazendo bate-e-volta, é conveniente reservar mais uns três dias. A Irlanda do Norte é linda!
Um abraço e obrigada pela visita!
Lena Reis
= Viajando no Blog =