Museu de Cera de Madame Tussauds em Londres
O Museu de Cera de Madame Tussauds talvez seja uma das mais clássicas atrações nas diversas cidades em que existe – além de Londres, Amsterdam, Bangkok, Beijing, Berlim, Blackpool, Hollywood, Hong Kong, Las Vegas, New York, Orlando, Praga, São Francisco, Shangai, Singapura, Sidney, Tokyo, Washington DC, Viena e Wuhan.
Madame Tussaud, aliás Marie Grosholtz enquanto solteira, foi uma francesa de Strasburgo, nascida em 1761.
Trabalhando como governanta na residência do suíço Phillipe Curtis, foi apresentada à modelagem em cera e mostrou-se tremendamente habilidosa para esse trabalho.
Foi sob os ensinamentos de Curtis que, em 1777, ela criou sua primeira escultura em cera, do iluminista francês Voltaire.
Em 1795, Marie casou-se com François Tussaud, tornando-se Madame Tussaud´s (note que este apóstrofe hoje não existe e que o “s” está incorporado ao sobrenome – Tussauds).
Na Baker Street, em 1835, Marie Tussauds abriu seu primeiro “museu de cera”, que se mudou para Marylebone Road em 1884, onde até hoje está. A artista faleceu em Londres, em 1850, já com idade bastante avançada.
Existem ainda algumas poucas esculturas em cera e estruturas originais, produzidas por Tussauds.
Foram estas poucas que resistiram ao Grande Incêndio de 1925 em Londres e ao ataque à bomba feito pelos alemães, em 1941. As estruturas que “se salvaram” serviram à produção de novos exemplares para o museu.
As obras não privilegiam este ou aquele papel na História: políticos, estadistas, artistas da cena e da música, escultores e pintores, a realeza, desportistas de todas as modalidades, bandidos e mocinhos deste mundo… estão lá!
Eis minha opinião: para quem nunca esteve num museu de cera antes, é uma atração interessante. Nem todas as peças são tão boas, e as peças boas são… perfeitas, como por exemplo a de Picasso.
Contudo, tendo conhecido a matriz em Londres (já ouvi que todas são muito, muito semelhantes, mas gostaria de ter comentários e opiniões a respeito), acho que nem tão cedo um outro Madame Tussauds vai me interessar.
Mas recomendo, sim, para aqueles que não conhecem.
Na minha experiência, a visita completa leva cerca de 2h40m, se realmente formos dedicar atenção a todas as figuras e estórias.
Os tickets, se comprados online, tem um valor expressivamente menor que se comprados na porta; na data de hoje (19/06/2022) o ticket adulto, de porta, está a £ 37,00. Repetindo: a compra online oferece descontos convidativos.
Horários e dias de visita diferentes também impactam o valor da entrada, e por essa razão é extremamente conveniente que se faça uma consulta ao website do Madame Tussauds, em Londres para checar os detalhes.
Madame Tussauds
Marylebone Road
London
NW1 5LR
Telephone: +44 (0) 871 894 3000*
A estação de metrô Baker Street é sem dúvida a mais conveniente para esta atração, e esta estação pode ser alcançada nas linhas Bakerloo, Circle, Jubilee, Metropolitan and Hammersmith e City, mas pode-se também usar o trem (descendo em Marylebone Station). Caso prefira ônibus, as linhas 13, 18, 27, 30, 74, 82, 113, 139, 189, 205, 274 e 453 servem fartamente essa área.
Saiba que quando você adquire seus produtos e serviços de viagem através de nossas afiliações, uma pequenina comissão é destinada ao desenvolvimento e manutenção deste espaço e da agência de viagens. Muito obrigada por isso!
Produtos e serviços adquiridos através destas afiliações tem suporte ofertado por cada uma das empresas afiliadoras, não havendo interferência ou ação de Viajando com Lena Reis ou Design de Viagem by Lena Reis.
AGÊNCIA DE VIAGEM: Quer conversar com um profissional sobre seus planos de viagem? Gostaria de contar com a assessoria e consultoria de um profissional para construir seus melhores planos para aquela viagem maravilhosa, com atendimento remoto ou presencial? Quer roteiros personalizados pela Irlanda e Irlanda do Norte que cabem no seu sonho e no seu orçamento? Então você precisa de uma agência e de um consultor de viagens! Através de Celular/WhatsApp 21 97485-4206 e do e-mail contato@designdeviagem.com, você agenda o seu momento exclusivo e personalizado de atendimento. Vamos conversar sobre a sua viagem?
É muito bacana esse museu. Peguei uma enorme fila para entrar mas achei que valeu a pena. Me diverti muito lá dentro!
Grande abraço e parabéns pelo post.
Olá, Antonio,
Também curti a experiência. Embora tenha achado que o “nosso” Pelé não foi bem caracterizado, reconheço que algumas figuras beiram a perfeição.
Obrigada pelo carinho!
Lena Reis
= Viajando no Blog =