Maria Fumaça: uma boa lembrança de São João del Rei
Ainda falando sobre o 2º Encontro de Inverno de Blogueiros de Viagem, chegou a hora de contar-lhes sobre o Passeio de Maria Fumaça, entre São João del Rei e Tiradentes.
Esse passeio foi mais uma gostosura desse encontro de blogueiros que aconteceu em Minas Gerais, em agosto de 2015.
Esse passeio aconteceu no dia 15 de agosto, um sábado lindíssimo de sol, e você vai ver nas fotos a seguir que céu majestoso encontramos pelo caminho, e quanto é bela a locomotiva!
Depois do aprendizado e do almoço, o passeio
Eu contei aqui sobre as palestras e o almoço que se seguiu às palestras.
Após o almoço, o grupo de blogueiros seguiu para o Museu Ferroviário em companhia da guia da empresa de turismo receptivo Rumos em Rotas, da qual o blog também já falou, porque faz um trabalho muito bom em São João del rei e cidades próximas.
Junto ao museu fica a Estação Ferroviária de São João del Rei, e de lá, partimos para a cidade de Tiradentes, que fica a mais ou menos 12 quilômetros de distância.
O complexo Ferroviário de São João Del Rei, onde está localizado o Museu Ferroviário, foi tombado pelo patrimônio histórico em 3 de agosto de 1989. A ferrovia de São João del Rei, em razão de sua bitola estreia, com apenas 76 centímetros, tem o apelido de “Bitolinha”.
A Estrada de Ferro Leopoldina surgiu no ano de 1874, como a segunda ferrovia de Minas Gerais, e a décima terceira via férrea do Brasil. Em 1879, nascia a Estrada de Ferro Oeste de Minas – EFOM, inaugurada em 30 de setembro de 1880, ligando as cidades de Antônio Carlos e Barroso.
Um ano após a inauguração, São João del Rei passa a sediar a ferrovia, compensando a comunidade local pelo empenho e pelos esforços para que ferrovia chegasse a São João del Rei.
Alguns historiadores chegaram a considerar a Estrada de Ferro Oeste de Minas como a primeira ferrovia do estado, já que as demais possuíam suas sedes no Rio de Janeiro.
O trajeto entre São João del Rei e Tiradentes leva cerca de 40-45 minutos, e é um percurso suave, sem trancos e sem sustos.
Permite aos passageiros apreciar a paisagem à volta da ferrovia, fazer fotografias, e até devolver os acenos das pessoas que vivem ao longo da ferrovia: muitas delas, avisadas pelo típico apito da Maria Fumaça, vem dar seu aceno e seu sorriso a quem está passando na ferrovia.
E sim… durante o trajeto, também se vê lugares mais pobres, menos favorecidos.
O interior da composição não passou por grandes modernizações e, assim, mantém o jeitão original da Maria Fumaça, e um pouquinho de seu desconforto também, com seus bancos estreitos de madeira.
Um cobrador caminha no interior da composição e recolhe os tíquetes pouco antes do trem começar a se movimentar.
Chegando em Tiradentes
A estação ferroviária de Tiradentes parece ser menor que a de São João del Rei, mas tem simpatia em sua simplicidade.
Após o desembarque do grupo em Tiradentes, pudemos observar a rotunda, que é uma estrutura circular que possui mecanismo onde a locomotiva tem a posição invertida nos trilhos (uma espécie de manobra?) para que os vagões sejam novamente engatados e a viagem de Tiradentes a São João del Rei aconteça.
O passeio na Maria Fumaça de São João del Rei a Tiradentes foi uma cortesia (#ap) da Trilhos de Minas para com o nosso grupo de blogueiros.
Estação em São João del Rei: Rua Hermínio Alves, 366 – Centro – São João del Rei
Sextas e Sábados, partidas às 10h e às 15h
Domingos, partidas às 10h e às 13h
Bilheteria: Quartas e Quintas, das 9h às 11h e das 12h às 17h45
Sextas e sábados, das 9h às 13h e das 14h às 17h
Preços: R$ 50,00 (ida) e R$ 60,00 (ida-e-volta) – valores de maio/2016
– crianças (6-12), estudantes e pessoas + 60 anos: desconto de 50%
Site oficial: Trilhos de Minas
Estação em Tiradentes: Praça da Estação, s/n – Tiradentes
Sextas e Sábados, partidas às 13h e 17h
Domingos, partidas às 11h e às 14h
Bilheteria: acompanha horários de São João del Rei
As lindíssimas fotos a seguir foram gentilmente cedidas por Bruno Seta Photography e com sua licença estão sendo reproduzidas:
Saiba que quando você adquire seus produtos e serviços de viagem através de nossas afiliações, uma pequenina comissão é destinada ao desenvolvimento e manutenção deste espaço e da agência de viagens. Muito obrigada por isso!
Produtos e serviços adquiridos através destas afiliações tem suporte ofertado por cada uma das empresas afiliadoras, não havendo interferência ou ação de Viajando com Lena Reis ou Design de Viagem by Lena Reis.
AGÊNCIA DE VIAGEM: Quer conversar com um profissional sobre seus planos de viagem? Gostaria de contar com a assessoria e consultoria de um profissional para construir seus melhores planos para aquela viagem maravilhosa, com atendimento remoto ou presencial? Quer roteiros personalizados pela Irlanda e Irlanda do Norte que cabem no seu sonho e no seu orçamento? Então você precisa de uma agência e de um consultor de viagens! Através de Celular/WhatsApp 21 97485-4206 e do e-mail contato@designdeviagem.com, você agenda o seu momento exclusivo e personalizado de atendimento. Vamos conversar sobre a sua viagem?
Lena,
Sugiro vc ir à “Taberna do Omar”.
É um local com comida boa, bem servida e preço justo pelo oferecido. (os pratos não são baratos mas a qualidade e a porção, justificam)
Mônica, boa noite,
Muito feliz com sua visita ao Viajando no Blog, ganhei o dia!
Eu já ouvi ótimas referências desse restaurante, e quando eu voltar a São João del Rei, pretendo experimentar sim!
O que você provou e aprovou lá? Dá a dica pra gente!
Um beijo!
Lena Reis
= Viajando no Blog =
nossa que legal!
Morro de amores por essas coisas antigas, ainda não tive o prazer de conhecer uma Maria Fumaça. Boa sorte com o blog e sucesso!!