Manneken Pis, um pequeno grande monumento em Bruxelas
Da primeira vez que fui a Bruxelas, passei algumas horas na cidade e esse tempo não foi suficiente para explorar adequadamente o lugar. Passei batida pelo Manneken! Principalmente porque eu fiquei tão encantada com a Grand Place – eu continuo encantada! – que nela me detive bastante. E despreparada para essa tarde em Bruxelas, também não mapeei melhor, e com antecedência, a minha visita à cidade. Isso foi em 2014.
Sim, havia também o fato de que eu estava enlevada por alguns chocolates e algum vinho…
Mas em Novembro/2015 eu tinha mais tempo para explorar Bruxelas e plena consciência de que não poderia, uma vez mais, sair dessa cidade sem dar uma boa olhada no menino.
Que menino, Lena?
O Pequeno Julien.
Ora, a pequena estátua de um menino urinando – o Manneken Pis em pessoa, ou melhor, em estátua de garoto – é um dos mais reconhecidos e estabelecidos símbolos de Bruxelas. Eu pessoalmente o considero um símbolo no mínimo prosaico, mas realisticamente não importa o que eu acho: hordas de turistas buscam por ele quando passeiam em Bruxelas, e você, leitor amigo, deve fazer a mesma coisa!
A estátua é uma representação em bronze, numa pequena fonte, em cuja bacia o garotinho faz xixi. Segundo os locais, essa representação evoca o bom humor, o espírito brincalhão, a rebeldia e a resistência aos percalços históricos.
Manneken Pis tem apenas 61 centímetros de altura e a estátua, como a vemos no presente, é a cópia da obra do escultor Jerome Duquesnoy. Cópia? Sim, Pois o original, ao longo da história, foi roubado, mutilado, quebrado, atravessou um bombardeio, e atualmente a última peça que se considera original está no Museu da Cidade de Bruxelas, na Grand Place. A peça exposta na rua é uma cópia.
Às vezes o menino está vestido
É comum que autoridades de vários países, quando visitam Bruxelas, levem um traje típico de seu país para vestir Manneken Pis.
Aliás, esse rapazinho possui um guarda-roupa com mais de 800 trajes, e tem literalmente um calendário de vestir: ao lado da estátua há um calendário que destaca os figurinos, de acordo com o contexto e a ocasião: Papai Noel, camisas de desportos, uniformes militares… eu o vi despido. No Museu da Cidade de Bruxelas é possível acessar um terminal em que se vê, com imagens e todas as devidas explicações, o guarda-roupa de Manneken Pis.
A origem dessa figura é ainda hoje motivo de especulação: há quem conte que ele representa um menino perdido por muito tempo em épocas de guerra, e por fim encontrado justamente urinando; há quem conte que a estátua é uma homenagem a um poderoso garotinho que teria apagado um incêndio em Bruxelas com… seu próprio xixi.
E há mais teorias sobre o menino circulando na internet, em alguns livros e na boca das pessoas de Bruxelas.
Manneken Pis está na esquina da Rue de L’Etuve com a Rue du Chêne. Essa é uma área onde há diversas lojas de souvenirs, chocolaterias (uma Godiva Chocolatier bem em frente), pubs… então vá lá ver o menino, porque, de todo jeito, não será tempo perdido.
Se você não curtir muito de um jeito, acaba curtindo de outro!
Saiba que quando você adquire seus produtos e serviços de viagem através de nossas afiliações, uma pequenina comissão é destinada ao desenvolvimento e manutenção deste espaço e da agência de viagens. Muito obrigada por isso!
Produtos e serviços adquiridos através destas afiliações tem suporte ofertado por cada uma das empresas afiliadoras, não havendo interferência ou ação de Viajando com Lena Reis ou Design de Viagem by Lena Reis.
AGÊNCIA DE VIAGEM: Quer conversar com um profissional sobre seus planos de viagem? Gostaria de contar com a assessoria e consultoria de um profissional para construir seus melhores planos para aquela viagem maravilhosa, com atendimento remoto ou presencial? Quer roteiros personalizados pela Irlanda e Irlanda do Norte que cabem no seu sonho e no seu orçamento? Então você precisa de uma agência e de um consultor de viagens! Através de Celular/WhatsApp 21 97485-4206 e do e-mail contato@designdeviagem.com, você agenda o seu momento exclusivo e personalizado de atendimento. Vamos conversar sobre a sua viagem?
Lena, que amor o seu jeito de escrever!
Ainda bem que a foto maior ficou para o final, kkk… lembro quando avistei o pequeno bonequinho e choquei com o seu tamanho! Naquele dia, ele estava vestido! Foi bom relembrar… Bjs
Boa tarde, Gabi!
Feliz com a sua visita!
Sim, o “menino” é pequenino, mas vale muito para a cidade. E, claro, estando lá, vale a pena dar uma olhada.
Bruxelas é uma cidade interessante, não é mesmo?
Um beijo para você!
Lena Reis
= Viajando no Blog =