Escalas e conexões de voo: você conhece a diferença?
Escalas e conexões de voos são termos sempre presentes na vida de quem gosta de viajar de avião.
Há diferença sutil entre escala e conexão, e esse post se propõe a explicar com simplicidade esses dois termos.
Além de estarmos atentos aos horários, aos aeroportos de partida e chegada, aos valores das passagens e detalhes de bagagem despachada ou apenas de bordo, nós precisamos observar a presença de escalas e conexões em nossos roteiros de viagem.
Quando sabemos desses detalhes, nos programamos melhor no tempo e no espaço, e isso otimiza a agendinha de viagem e o nosso ir e vir, mundo afora.
Antes de começar a conceituar e exemplificar escalas e conexões, eu convido você, leitor, a conhecer minha vida de viajante através do Instagram do Viajando no Blog, que é @viajandonoblog .
Escala de voo
Quando um voo tem escalas significa que ele poderá fazer uma ou mais paradas no aeroporto, antes de chegar ao “destino final” .
Caso você não desça da aeronave nestas paradas, para você, estas serão ESCALAS.
Nestas paradas, há o embarque e/ou desembarque de passageiros e o abastecimento da aeronave (alimentos, bebidas, combustível, amenities).
Conexão de voo
A conexão também é parada para embarque, desembarque e abastecimento, mas a diferença é que você, viajante, descerá da aeronave e, imediatamente ou com certo tempo de espera, entrará numa outra aeronave.
Talvez esse processo se repita mais de uma vez, e tudo bem… o importante é chegar!
Tudo é parada, na verdade!
Exemplos simples para o viajante compreender melhor
Falemos primeiro da escala!
Suponha a rota iniciada no Rio de Janeiro/RJ, a ser finalizada em Boa Vista, Roraima. O voo terá início no Aeroporto Santos Dumont, na cidade do Rio de Janeiro.
Este voo para em Brasília, no Distrito Federal, e então segue para Boa Vista, em Roraima.
Neste exemplo, você, viajante, permanecerá no avião quando ele parar em Brasília. Viajantes entrarão na aeronave, outros sairão, mas você ficará na aeronave e seguirá para Boa Vista.
Aqui, seu voo fez uma escala. Você pegou o voo no Rio de Janeiro, e só descerá da aeronave em Roraima.
Do seu ponto de vista, apenas um voo, que aqui chamaremos de 5555.
Agora, vamos a um exemplo de conexão?
Suponha a rota iniciada em Curitiba, no Paraná, que será finalizada na cidade de Santiago, no Chile.
E você, viajante de bom gosto, está fazendo justamente essa rota! Bons vinhos e uma cidade incrível estão à sua espera!
O voo que você comprou fará uma parada em Guarulhos, São Paulo. Você sairá deste primeiro avião que pegou em Curitiba, e se dirigirá ao próximo avião, que levará você de Guarulhos até Santiago, no Chile.
Você saiu do primeiro avião, cujo voo era 0001, trocou de avião, e o segundo voo até seu destino terá o número 9999. Numa segunda aeronave. Então, aqui você fez uma conexão.
Ah! Os números de voo, aqui, são todos de mentirinha, tá? Servem somente para exemplificar a situação.
Para os que preferem comprar voos onde haja conexões, é muito importante saber quanto tempo existe, realisticamente, entre sair do avião 1 e chegar ao avião 2.
É preciso certificar-se de que não será necessário retirar e despachar a bagagem novamente, no voo sequencial. Se informe também sobre as rotinas de migração, quando estiver mudando de país.
Adicionalmente, é preciso ter uma noção da distância a percorrer entre os dois pontos, então lembremos sempre que, nos aeroportos internacionais de grandes capitais, as distâncias internas podem ser muito grandes!
Isso sem mencionar que em alguns casos pode haver troca de aeroporto também (de um aeroporto internacional, de grande porte, para um aeroporto regional, menor… ou vice versa).
Se o viajante resolver tomar um cafezinho, fazer um lanche, ler uma revista ou dar um pulinho no banheiro, tudo bem! Contudo, conheça bem o esquema de seus voos para não perder a hora e não prejudicar seu passeio: aviões não esperam passageiros retardatários, certo?
Para orientá-lo dentro da aeronave ou nos aeroportos sobre qualquer aspecto que se relacione com escalas ou conexões, há a tripulação da aeronave e também o time de terra das companhias aéreas, além do pessoal de apoio dos aeroportos.
E antes da compra, um bom agente de viagens e pesquisa serão de grande valia.
Caso opte por consultar um agente, será um prazer te atender, viajante! Você pode contactar a Design de Viagem by Lena Reis pelo e-mail contato@designdeviagem.com ou pelo telefone/WhatsApp (21) 9 7485-4206.
Chamamos de passageiros em trânsito aos passageiros que estão na situação de conexão. E é sua responsabilidade estar vigilante aos quadros de partidas e chegadas (departures e arrivals) dos aeroportos.
Imagens pessoais e Pixabay.
Saiba que quando você adquire seus produtos e serviços de viagem através de nossas afiliações, uma pequenina comissão é destinada ao desenvolvimento e manutenção deste espaço e da agência de viagens. Muito obrigada por isso!
Produtos e serviços adquiridos através destas afiliações tem suporte ofertado por cada uma das empresas afiliadoras, não havendo interferência ou ação de Viajando com Lena Reis ou Design de Viagem by Lena Reis.
AGÊNCIA DE VIAGEM: Quer conversar com um profissional sobre seus planos de viagem? Gostaria de contar com a assessoria e consultoria de um profissional para construir seus melhores planos para aquela viagem maravilhosa, com atendimento remoto ou presencial? Quer roteiros personalizados pela Irlanda e Irlanda do Norte que cabem no seu sonho e no seu orçamento? Então você precisa de uma agência e de um consultor de viagens! Através de Celular/WhatsApp 21 97485-4206 e do e-mail contato@designdeviagem.com, você agenda o seu momento exclusivo e personalizado de atendimento. Vamos conversar sobre a sua viagem?