Coleraine, na Irlanda do Norte
No projeto IrlandaS 2018, Coleraine, na Irlanda do Norte, era a primeira cidade a ser visitada.
Lá no alto da Irlanda do Norte, ainda não visitada por mim, eu estava curiosa para dar uma boa olhada nela e conhecer – contando para meus leitores, em seguida! – o que ela tem de bom a oferecer.
Coleraine é o nome em inglês para a palavra irlandesa que significa “recanto dos brotos de samambaias“.
Então o Viajando no Blog começará a falar de Coleraine passando algumas informações gerais sobre a cidade, e em posts posteriores mais detalhes e informações úteis e práticas virão.
Coleraine no mapa
Coleraine fica a 91 quilômetros de Belfast, 49 quilômetros de Londonderry e 260 quilômetros de Dublin, o que significa que se você estiver de carro, e se topar acordar cedo para aproveitar bem o dia, conseguirá fazer um bate-e-volta de Dublin a Coleraine.
Como diversas outras cidades na Ilha Esmeralda, Coleraine tem seu “rio de estimação”, chamado Bann; pertence ao Condado de Londonderry e é uma das localidades que compõem a Causeway Coast and Glens, que é um distrito formado pela maior parte do norte da Irlanda do Norte .
Esse distrito foi criado em 1 de abril de 2015, abrangendo as áreas de Ballymoney, Coleraine, Limavady e Moyle .
A autoridade local é Causeway Coast and Glens Borough Council.
Segundo o Censo de 2011 realizado na Irlanda do Norte, Coleraine tinha àquela ocasião cerca de 23.700 habitantes, dentre os quais 32% encontravam-se na faixa de 40 a 64 anos de idade.
Coleraine possui uma pequena marina que não fica distante do centro da cidade, e está a 25 minutos de ônibus de Giant´s Causeway; é a principal cidade da Causeway Coast, que atrai nada menos que 3 milhões de visitantes ao ano!
O comércio em Coleraine não é variadíssimo como o de uma cidade bem grande, mas suas lojas, mesmo pequenas, ofertam produtos de grande qualidade; aquilo que não se encontra na cidade, certamente vai ser encontrado em cidades vizinhas, como Ballymena ou Derry.
Embora a cidade não seja muito grande, tem uma das maiores comunidades polonesas dentro da Irlanda do Norte, além de possuir seus times próprios de rugbi e futebol.
Aliás, o Coleraine Football Club venceu com 3 gols a Tennent´s Irish Cup num dos primeiros dias em que eu cheguei à cidade, que ficou simplesmente em polvorosa!
Em Coleraine foi construído, na década de 60, um dos campi da Ulster University – belíssimo, por sinal! – e assim, com ele, chegou também o Riverside Theatre.
Temperatura: gostosa!
Os meses mais frios do ano, entre dezembro e fevereiro, trarão temperaturas médias de 2 a 7 graus Celsius, enquanto os meses mais quentes, isto é, junho e julho, trarão temperaturas que vão oscilar entre 9 e 18 graus.
Eu visitei a cidade em maio, com temperaturas entre 7 e 11 graus, e foi muito agradável.
Os principais atrativos de Coleraine estão na natureza e em seus sítios históricos, além da proximidade de outras cidades que oferecem alternativas em comércio, serviços, lazer e educação. A cidadezinha tem charme e beleza, dentro de sua simplicidade.
Registros de evidências físicas, geográficas e históricas apontam que Coleraine foi uma das primeiras áreas povoadas na ilha, e então estamos falando do ano 5935 antes da era cristã!
Considerando-se um imenso corte no tempo, com alguma industrialização, a expansão do porto fluvial e o desenvolvimento da ferrovia, a cidade expandiu-se significativamente ao longo do século XIX até o início do século XX.
Coleraine expandiu-se bastante após a Segunda Guerra Mundial.
A população duplicou devido ao grande desenvolvimento industrial em extensos sítios suburbanos, à decisão de colocar o campus da Ulster University na cidade, à expansão do comércio e ao desenvolvimento de instalações esportivas e recreativas, além, é claro, da chegada de pessoas de outros países.
Durante os “Troubles“, período das histórias irlandesa e norte-irlandesa de intensos conflitos de natureza religiosa e política, 13 pessoas perderam suas vidas dentro da cidade ou em seus arredores, dez delas em duas explosões de carros-bomba.
Coleraine deu ao mundo algumas pessoas cujos nomes são conhecidos por seus sucessos em suas respectivas áreas de atuação: as atrizes Michelle Fairley (de Game of Thrones) e Bronagh Waugh; o futebolista Bertie Peacock (que inclusive ganhou uma estátua na praça central de Coleraine) e o músico Damien O´Kane.
Fique de olho porque mais informações sobre onde hospedar-se, onde comer e o que fazer em Coleraine estarão aqui no Viajando no Blog!
Saiba que quando você adquire seus produtos e serviços de viagem através de nossas afiliações, uma pequenina comissão é destinada ao desenvolvimento e manutenção deste espaço e da agência de viagens. Muito obrigada por isso!
Produtos e serviços adquiridos através destas afiliações tem suporte ofertado por cada uma das empresas afiliadoras, não havendo interferência ou ação de Viajando com Lena Reis ou Design de Viagem by Lena Reis.
AGÊNCIA DE VIAGEM: Quer conversar com um profissional sobre seus planos de viagem? Gostaria de contar com a assessoria e consultoria de um profissional para construir seus melhores planos para aquela viagem maravilhosa, com atendimento remoto ou presencial? Quer roteiros personalizados pela Irlanda e Irlanda do Norte que cabem no seu sonho e no seu orçamento? Então você precisa de uma agência e de um consultor de viagens! Através de Celular/WhatsApp 21 97485-4206 e do e-mail contato@designdeviagem.com, você agenda o seu momento exclusivo e personalizado de atendimento. Vamos conversar sobre a sua viagem?
Muito interessante a cidade, a começar pelo significado do nome: “recanto dos brotos de samambaias“.
Bem agradável o clima.
Lindo e muito convidativo o Bann.
Gostei muuito, valeu as dicas e vou aguardar a continuidade.
Olá, boa noite!
Isso mesmo… fique de olho pois há mais informações sobre Coleraine chegando em breve!
Um abração,
Lena Reis
= Viajando no Blog =