Buskers na Irlanda e Irlanda do Norte: quer conhecer? Quer se tornar um busker?
Buskers são uma das coisas deliciosas da Irlanda e Irlanda do Norte, e eu espero que em breve você mesmo/mesma possa constatar com seus próprios olhos!
Leia esse post até o final porque, em certo ponto do texto, trago DICAS para você que deseja ser um street performer na Irlanda ou na Irlanda do Norte!
É claro que buskers não existem apenas na Irlanda.
Eu mesma já os vi em Londres, em Paris, em Belfast… mas na Irlanda, nas várias cidades que já conheci, eles sempre estiveram lá, alegrando as cidades, deixando o local mais vivo, juntando platéias de vários tamanhos, mostrando seus talentos e, claro, faturando alguma coisa, pois nem só de arte e prazer vive o homem, não é mesmo?
Na Irlanda, mais especificamente em Dublin, eu já tive oportunidade de assistir as performances de mais de trinta pessoas diferentes e VÁRIOS brasileiros!
Estas pessoas podem se apresentar individualmente – apenas com seu instrumento, seu amplificador – ou em pequenos grupos, muitas vezes se assemelhando a pequenas bandas mesmo.
É uma delícia passear por Dublin e descobrir ou redescobrir tudo de gostoso que a cidade oferece, e de repente ter um busker por perto, mostrando aquilo que sabe fazer.
Em Dublin, há duas ruas em que SEMPRE há buskers se apresentando: a Henry Street e a Grafton Street, ambas ruas comerciais de muito, muito movimento.
Eventualmente, há buskers se apresentando em outros lugares de Dublin também. Mas normalmente eles escolherão as áreas centrais ou as áreas de maior circulação de pessoas a pé.
E tem lógica nisso, porque o jogo está em pensar nas ruas como uma grande vitrine a céu aberto e sem catraca, onde quem passa pode parar e assistir porque realmente está curtindo a apresentação daquele momento e vai contribuir da forma que puder.
Se algumas vezes o fato de haver menos equipamentos, menos eletricidade, menos efeitos especiais pode comprometer a qualidade “do show”, por outro lado é essa espontaneidade, esta naturalidade e esta coisa da proximidade entre artista e platéia que deixa a brincadeira muito mais saborosa.
Das apresentações femininas que já vi em minhas andanças por aí, a artista que mais me chamou atenção foi a gaúcha Nathália Ropke.
Eu a assisti em TODAS as vezes que estive em Dublin.
Além de ter uma voz mágica e um repertório de altíssima qualidade (seja de músicas brasileiras, seja de músicas estrangeiras), a moça é realmente muito simpática e muito bonita.
Se você pretende um dia se aventurar como busker na Irlanda ou na Irlanda do Norte, já vou te ajudar e deixar abaixo alguns links (em inglês) que você precisa consultar caso queira tornar-se busker:
Em Galway, clique aqui
Em Dublin, clique aqui
Em Limerick, clique aqui
Em Belfast, clique aqui
No vídeo a seguir você pode conferir alguns trechinhos das muitas apresentações de buskers que eu já curti. E você, conhece algum busker? Quer mostrar sua arte pelas ruas do Brasil e do mundo? Me conte, eu vou adorar saber!
Saiba que quando você adquire seus produtos e serviços de viagem através de nossas afiliações, uma pequenina comissão é destinada ao desenvolvimento e manutenção deste espaço e da agência de viagens. Muito obrigada por isso!
Produtos e serviços adquiridos através destas afiliações tem suporte ofertado por cada uma das empresas afiliadoras, não havendo interferência ou ação de Viajando com Lena Reis ou Design de Viagem by Lena Reis.
AGÊNCIA DE VIAGEM: Quer conversar com um profissional sobre seus planos de viagem? Gostaria de contar com a assessoria e consultoria de um profissional para construir seus melhores planos para aquela viagem maravilhosa, com atendimento remoto ou presencial? Quer roteiros personalizados pela Irlanda e Irlanda do Norte que cabem no seu sonho e no seu orçamento? Então você precisa de uma agência e de um consultor de viagens! Através de Celular/WhatsApp 21 97485-4206 e do e-mail contato@designdeviagem.com, você agenda o seu momento exclusivo e personalizado de atendimento. Vamos conversar sobre a sua viagem?