Base: internet 3G pré-paga na Bélgica
Blogueiros de viagem necessitam de internet o tempo todo.
Bem… não só os blogueiros… muito antes de eu me tornar uma blogueira de viagem, ter conexão de internet durante meus passeios e viagens já era uma preocupação, e peguei o hábito de sempre pesquisar sobre as opções em cada destino.
Na Bélgica, em Novembro, não foi diferente, e já saí do Brasil sabendo qual seria meu provedor de internet e até mesmo onde eu compraria o simcard.
Amigos, chamamos de chip no Brasil, mas no exterior, pelo menos nos lugares que já visitei, chamamos de SIMCARD.
“Mas Lena, porque você não usa o WI-FI dos lugares?” – sim estou ouvindo você fazer essa pergunta! E a resposta é: eu uso sim, mas somente quando gratuito, e lógico, quando funciona minimamente bem, o que é menos comum do que a gente gostaria!
No hostel em que eu fiquei em Bruxelas, esse que resenhei aqui, o WI-FI era gratuito e poderoso! Então, estando no hostel (em qualquer área) e até mesmo na calçada externa, a conexão era possível e estável.
Mas como isso não ocorre em todos os lugares, e sempre existe a vontade de subir uma foto bacana, fazer um videozinho, um check in em algum lugar interessante, além da necessidade de me comunicar com a família e com os amigos, repeti o que faço há anos: chego às cidades e compro um simcard para dados, ou dados+voz, na modalidade pré-paga, e tem sido mega útil, uma mão-na-roda mesmo!
Há mais ou menos 2 anos eu passei um dia em Bruxelas (um bate-e-volta partindo de Amsterdam, que vou contar em breve aqui no blog) e para esse dia, comprei um simcard da Lyca Mobile, paguei Euro 5,00 e foi o suficiente para aquele dia, sem maiores excessos.
O simcard de Amsterdam não funcionou em Bruxelas, o que estava completamente dentro do previsto.
Neste Novembro, minha opção foi pela BASE, que foi um pouco mais cara sim, mas funcionou perfeitamente dentro de sua proposta, sendo suficiente para o tempo que fiquei na Bélgica (mas considere que onde o WI-FI funcionava bem e de graça, foi ele que usei) e me permitiu postar várias coisinhas nas redes sociais, estar em contato com todos pelo WhatsApp, etc.
Aliás…como era o mundo antes do WhatsApp?!?!
Acessando o website da Base, você poderá pesquisar dentro dele em inglês (minha opção), francês e holandês (que são as duas principais línguas na Bélgica); de toda forma, eu vou mencionar as informações do plano que usei, e seus detalhes.
BASE é uma das marcas do grupo BASE de Telecomunicações, anteriormente conhecido como KPN Group; junto à estatal Proximus e à Mobistar, uma empresa ligada a Orange, a Base costuma ser bastante mencionada e elogiada por usuários locais e por viajantes do mundo inteiro.
A Base oferta telefonia e internet residencial, empresarial, individual, em base pré-paga e pós-paga, e, naturalmente, aparelhos celulares também.
“Tá bom, Lena. Para de enrolar e conta como você fez…!”
Tão logo retirei minhas malas da esteira no Aeroporto Internacional de Bruxelas, as urgências eram, nesta ordem exata: 01) fazer xixi; 02) comprar uma garrafinha de água; 03) encontrar a loja Rent 2 Connect, que segundo minhas pesquisas estaria já perto da saída, e perto de onde eu compraria o ticket de trem que me levaria para dentro da cidade; 04) achar o local para comprar o ticket do trem e descobrir o local onde embarcar.
Itens 01 e 02 devidamente resolvidos, caminhei em direção à saída, e antes mesmo de chegar ao local onde compraria o ticket de trem, passei na porta da Rent 2 Connect e, no balcão à direita da entrada, fui atendida por um oriental muito risonho, que ao descobrir de onde eu sou, colocava um “Obrigado” após cada palavrinha do diálogo!
Expliquei que minha necessidade não era voz, mas dados; que eu privilegiaria um simcard pré-pago que me desse folga na navegação e uploads, e então concluímos juntos que eo que eu deveria comprar era:
Trata-se de um multi-simcard – note que a cartelinha aonde antes estava o simcard possui recortes, e o simcard teria o tamanho que eu escolhesse e recortasse na cartela: convencional, micro ou nano). Este cartão me permitiria o uso de 4G, se meu aparelho celular já estivesse pronto para isso.
Não está, então naveguei no 3G sempre. Comprei o simcard por Euro 5,00 e fiz um top up (o nome que se dá à carga e à recarga com créditos) de Euro 15,00 e me despreocupei com o assunto. Aqui, as possibilidades pré-pagas da Base (na data de hoje):
Não sei exatamente quanto tempo durou a promoção, mas no dia em que fiz essa compra eu obtive 2GB em dados para usar, então é mais do que é mostrado na imagem acima. Achei “bem bom” e de fato, não fiz recarga enquanto estive na Bélgica, mas se precisasse, poderia ter feito através do website da Base, usando cartão de crédito, ou em caixas eletrônicos, e ainda comprando cartões de recarga (daqueles que você raspa o número, entra com o código no seu próprio celular e faz a recarga) ou vouchers de recarga nos revendedores Base ou lojas próprias Base.
Um detalhe importantíssimo: o seu celular tem que ser DESBLOQUEADO para que isso funcione direitinho, certo?
E claro: a Base não é a única provedora deste tipo de serviço na Bélgica – você pode consultar pela internet qual plano, em qual operadora, é mais conveniente para você.
RENT 2 CONNECT – Aeroporto Internacional de Bruxelas
Tel.:+32 2 652 14 14
Fax +32 2 652 11 42
sales@rent2connect.com
www.rent2connect.com
De segunda a sexta-feira, de 8 às 20 horas
Sábados e Domingos, de 8 às 14 horas
No próprio terminal, direção de saída para trens e ônibus, em frente ao Welcome Kiosk do Aeroporto
O website da Base já foi mencionado no post, e a empresa está nas redes sociais, caso você queira estreitar contato. No Youtube, o canal da Base é https://www.youtube.com/user/BASEBelgium, e estou publicando um videozinho sobre uma das ofertas da companhia. Para mim, foi uma escolha muito boa, nada tenho a criticar.
Saiba que quando você adquire seus produtos e serviços de viagem através de nossas afiliações, uma pequenina comissão é destinada ao desenvolvimento e manutenção deste espaço e da agência de viagens. Muito obrigada por isso!
Produtos e serviços adquiridos através destas afiliações tem suporte ofertado por cada uma das empresas afiliadoras, não havendo interferência ou ação de Viajando com Lena Reis ou Design de Viagem by Lena Reis.
AGÊNCIA DE VIAGEM: Quer conversar com um profissional sobre seus planos de viagem? Gostaria de contar com a assessoria e consultoria de um profissional para construir seus melhores planos para aquela viagem maravilhosa, com atendimento remoto ou presencial? Quer roteiros personalizados pela Irlanda e Irlanda do Norte que cabem no seu sonho e no seu orçamento? Então você precisa de uma agência e de um consultor de viagens! Através de Celular/WhatsApp 21 97485-4206 e do e-mail contato@designdeviagem.com, você agenda o seu momento exclusivo e personalizado de atendimento. Vamos conversar sobre a sua viagem?
Boa tarde
Dúvida???
Estarei em viagem pela Bélgica, Budapeste, Paris, Londres e Madri, no período de 20 dias. Qual seria o melhor SIM CARD para comprar no aeroporto da Bélgica? Base, Orange ou Outro?
Em Bruxelas tem loja da Vodafone?
Ola
Estou indo pra Belgica em Maio e minha duvida eh? Tem onde vende estes chips(simcard) no aeroporto?
Boa noite, Alan,
Primeiramente, agradeço a sua visita ao Viajando no Blog.
Sim, o aeroporto de Bruxelas tem até mais de uma loja onde você poderá comprar o seu simcard (que chamamos de chip por aqui…); a loja LOCAPHONE é da própria Base Mobile, e fica no desembarque, a caminho de quem vai para a saída de trens, ônibus e táxis.
Há também a Orange Shop, que vai trabalhar com outros provedores de telefonia móvel.
Boa viagem!
Um abração!
Lena Reis
= Viajando no Blog =
Ótima dica e gostei deste multi chip. Em Londres comprei errado e foi um parto achar um local pra cortar. Beijos
Boa tarde, Denise Tonin!
O mais fácil é já comprarmos o simcard no tamanho certo ou nessas cartelas multisize, com a qual ficamos somente com o tamanho que precisamos.
Você encontrou quem cortasse seu simcard da maneira correta?
Puxa… dê essa dica para nós!
Um beijo e muito obrigada pela visita,
Lena Reis
= Viajando no Blog =
Super explicadinho!! Eu também compro simcard em toda viagem. Nem penso em ficar sem!!
Adorei a ordem de prioridade no desembarque, rsrsrs…
Beijos
Ana Grassi
Ana Cristina Grassi,
Que alegria ter a sua visita uma vez mais!
Nós – os blogueiros de viagem – e Whats App dependentes – não podemos ficar sem internet, não é mesmo? Nossos leitores e amigos também não…!
Um abraço apertado para você,
Lena Reis
= Viajando no Blog =